top of page

saiba quais são as 10 espécies de plantas com maior risco de extinção no Brasil


O Brasil é um país que possui uma rica biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais. Infelizmente, essa riqueza natural vem sofrendo com a degradação ambiental e a ação humana, resultando no risco de extinção de várias espécies de plantas e animais. Neste artigo, vamos falar sobre as espécies de plantas mais ameaçadas de extinção no Brasil.

  1. Palmeira Juçara (Euterpe edulis): Essa palmeira é nativa da Mata Atlântica e é muito conhecida pela produção de um fruto comestível chamado de "juçara". Infelizmente, a exploração intensa dessa palmeira para a produção de palmito e a degradação da Mata Atlântica colocaram a espécie em risco de extinção.

  2. Pau-brasil (Caesalpinia echinata): Essa árvore é uma das mais conhecidas do Brasil, pois foi muito explorada no passado para a produção de tintas vermelhas. A exploração intensa dessa espécie e a degradação do seu habitat natural, a Mata Atlântica, colocaram a espécie em risco de extinção.

  3. Jequitibá-rosa (Cariniana legalis): Essa árvore é uma das maiores da Mata Atlântica, podendo chegar a 40 metros de altura. A exploração intensa dessa espécie para a produção de madeira de alto valor econômico e a degradação da Mata Atlântica colocaram a espécie em risco de extinção.

  4. Araucária (Araucaria angustifolia): Essa árvore é conhecida como "pinheiro-do-Paraná" e é nativa da região Sul do Brasil. A exploração intensa dessa espécie para a produção de madeira e a degradação do seu habitat natural colocaram a espécie em risco de extinção.

  5. Jacarandá (Dalbergia nigra): Essa árvore é conhecida pela qualidade da sua madeira, que é muito valorizada na produção de instrumentos musicais. A exploração intensa dessa espécie e a degradação do seu habitat natural colocaram a espécie em risco de extinção.

  6. Canela-preta (Ocotea odorifera): Essa árvore é nativa da Mata Atlântica e é conhecida pela qualidade da sua madeira, que é muito valorizada na produção de móveis e construções. A exploração intensa dessa espécie e a degradação do seu habitat natural colocaram a espécie em risco de extinção.

  7. Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus): Essa árvore é nativa do cerrado e é conhecida pela sua beleza e qualidade da sua madeira. A exploração intensa dessa espécie e a degradação do seu habitat natural colocaram a espécie em risco de extinção.

  8. Bromélia (Alcantarea imperialis): Essa planta é nativa do cerrado e é muito conhecida pela sua beleza e tamanho, podendo chegar a 2 metros de altura.



Comentarii


bottom of page