top of page

quais os principais acordos internacionais sobre o meio ambiente?


Existem vários acordos internacionais que buscam proteger o meio ambiente e combater os principais problemas ambientais que afetam o planeta. A seguir, listamos alguns dos principais acordos internacionais sobre o meio ambiente:

  • Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)

A UNFCCC é um acordo internacional que foi assinado na Cúpula da Terra, em 1992, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. O acordo estabeleceu metas e ações para os países signatários, e foi responsável pela criação do Protocolo de Quioto.

  • Protocolo de Quioto

O Protocolo de Quioto foi um acordo internacional que estabeleceu metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos, durante o período de 2008 a 2012. O acordo foi importante por reconhecer a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e por criar mecanismos de incentivo para que os países se comprometessem com essas metas.

  • Acordo de Paris

O Acordo de Paris foi assinado em 2015, durante a Conferência das Partes da UNFCCC, e tem como objetivo limitar o aumento da temperatura média global em até 2°C acima dos níveis pré-industriais. O acordo estabelece metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para todos os países signatários, e foi importante por unir países em torno de um objetivo comum: a proteção do meio ambiente.

  • Convenção de Estocolmo

A Convenção de Estocolmo, assinada em 2001, tem como objetivo proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos nocivos de produtos químicos persistentes, como o DDT e o PCB. O acordo estabelece a proibição da produção e uso desses produtos, e é importante por reconhecer os perigos dessas substâncias para a saúde humana e o meio ambiente.

  • Convenção da Biodiversidade

A Convenção da Biodiversidade, assinada em 1992, tem como objetivo proteger a diversidade biológica do planeta, incluindo espécies animais e vegetais e seus habitats naturais. O acordo estabelece medidas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, e é importante por reconhecer a importância da biodiversidade para a vida humana e para o equilíbrio do ecossistema.

Comments


bottom of page